A Região

Capela de São João de Fraga

São totalmente desconhecidas as origens desta capela. Não se sabe nem quando nem quem a mandou construir. O que só se sabe é que foi feita em honra de São João da Fraga. Para chegar a esta capela, a mais de 1100 metros de altitude, é preciso percorrer um dos percursos mais emblemáticos de Pitões das Júnias, que tem tanto de belo como de íngreme.

Todos os anos, no primeiro domingo após o dia de São João, a maior parte dos habitantes de Pitões das Júnias cumprem a tradição religiosa, cuja origem também é desconhecida, de subir ao alto da serra em romaria ao santo que protege a aldeia.

Manda a tradição que no final do percurso, com perto de hora e meia, os habitantes comemorem junto a um carvalhal, comendo os lanches previamente, ali deixados e dançando ao som das concertinas.


Abrigos de Pitões

Estes "Abrigos", ou alojamentos de montanha, donde se desfruta uma vista esplendorosa entre vales apertados e cumes temerosos do Parque Nacional da Peneda-Gerês, ficam na Rua do Côto, da aldeia de Pitões das Júnias, uma típica aldeia de montanha, na zona intermédia do Gerês e do Barroso, a 1164m de altitude.

As Casas-Abrigo têm o conforto básico da vida moderna, embora especialmente pensados para quem gosta da vida simples da montanha e da natureza.

O que dizem sobre nós


Animais de estimação são bem-vindos

Abrigos de Pitões
Alojamento Local

Rua do Côto
5470-370 Pitões das Júnias
Portugal
960 383 179
[javascript protected email address]

Conteúdo da responsabilidade de Alexandra Maria dos Santos Canavial Veloso Ferreira

Essential SSL
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies.