A Região

Aldeia velha do Juriz

A Aldeia Velha de Juriz fica a cerca de 1.300 metros ao sudoeste da aldeia de Pitões das Júnias e, segundo os arqueólogos, poderá tratar-se da aldeia medieval de Sancti Vicencii de Gerez, referida nas Inquirições Afonsinas de 1528.

Da aldeia pouco mais resta que alguns muros e vestígios de arruamentos, onde existiam aproximadamente 40 casas. No entanto, encontra-se envolvida numa paisagem marcada por uma exuberante cobertura vegetal que confere às ruínas uma beleza invulgar. Num dos extremos, pode-se encontrar um pequeno outeiro a que a população chama de Castelo, com rasgos de uma planta que poderia corresponder a uma pequena atalaia.

Alguma imaginação popular diz que a aldeia foi abandonada devido à peste negra, outra diz que foi devido a uma peste de formigas. Certo é que foi abandonada durante o século XV, tempo de fomes, pestes e guerras. Nunca mais seria recuperada, podendo-se aceitar que tenha sido substituída pela atual aldeia de Pitões das Júnias.


Abrigos de Pitões

Estes "Abrigos", ou alojamentos de montanha, donde se desfruta uma vista esplendorosa entre vales apertados e cumes temerosos do Parque Nacional da Peneda-Gerês, ficam na Rua do Côto, da aldeia de Pitões das Júnias, uma típica aldeia de montanha, na zona intermédia do Gerês e do Barroso, a 1164m de altitude.

As Casas-Abrigo têm o conforto básico da vida moderna, embora especialmente pensados para quem gosta da vida simples da montanha e da natureza.

O que dizem sobre nós


Animais de estimação são bem-vindos

Abrigos de Pitões
Alojamento Local

Rua do Côto
5470-370 Pitões das Júnias
Portugal
960 383 179
[javascript protected email address]

Conteúdo da responsabilidade de Alexandra Maria dos Santos Canavial Veloso Ferreira

Essential SSL
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies.