A Região

A região onde se encontram os Abrigos de Pitões é rica em locais históricos e belezas naturais sem igual. Desde a simpática aldeia de Pitões das Júnias até a grandiosidade do Parque Nacional de Peneda-Geres, são muitos os locais que poderão proporcionar aos seus visitantes uma experiência única e enriquecedora.

A Aldeia de Pitões das Júnias
A Aldeia de Pitões das Júnias
Longe do bulício do mundo, num isolamento profundo e silencioso, a aldeia parece adormecida no conchego dum vale formoso do planalto da Mourela, entre penhascosos relevos do Gerês.
A Cascata de Pitões das Júnias
A Cascata de Pitões das Júnias
Esta belíssima cascata, de águas provenientes do Ribeiro de Pitões, situa-se no final da aldeia de Pitões das Júnias, fazendo parte das inúmeras cascatas da região do Barroso.
Aldeia velha do Juriz
Aldeia velha do Juriz
A Aldeia Velha de Juriz fica a cerca de 1.300 metros ao sudoeste da aldeia de Pitões das Júnias e, segundo os arqueólogos, poderá tratar-se da aldeia medieval de Sancti Vicencii de Gerez, referida nas Inquirições Afonsinas de 1528.
Capela de São João de Fraga
Capela de São João de Fraga
São totalmente desconhecidas as origens desta capela. Não se sabe nem quando nem quem a mandou construir. O que só se sabe é que foi feita em honra de São João da Fraga. Para chegar a esta capela, a mais de 1100 metros de altitude, é preciso percorrer um dos percursos mais emblemáticos de Pitões das Júnias, que tem tanto de belo como de íngreme.
Mosteiro de Santa Maria das Júnias
Mosteiro de Santa Maria das Júnias
O Mosteiro de Santa Maria das Júnias, trata-se de um monumento com um significado histórico regional de excecional valor científico e patrimonial.
Parque Nacional da Peneda-Gerês
Parque Nacional da Peneda-Gerês
Considerado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera, é uma das maiores atrações naturais de Portugal, pela rara e impressionante beleza paisagística, pelo valor ecológico e etnográfico e pela variedade de fauna e flora.
Polo do Ecomuseu de Barroso - ''Corte do Boi''
Polo do Ecomuseu de Barroso - ''Corte do Boi''
O primeiro espaço museológico criado nas aldeias do Barroso está instalado na antiga “corte do boi” e oferece aos visitantes uma viagem no tempo, onde podem ser recordados saberes e modos de vida dos antigos pitonenses ao longo dos tempos. Uma verdadeira casa barrosã, confortável e aconchegante.
Ponte Velha de Frades
Ponte Velha de Frades
Próxima da localidade de Frades, no concelho de Montalegre, esta estrutura em pedra de origens ancestrais encontra-se inserida numa paisagem bucólica de grande beleza e ambiente pleno de paz de espírito.
Abrigos de Pitões

Estes "Abrigos", ou alojamentos de montanha, donde se desfruta uma vista esplendorosa entre vales apertados e cumes temerosos do Parque Nacional da Peneda-Gerês, ficam na Rua do Côto, da aldeia de Pitões das Júnias, uma típica aldeia de montanha, na zona intermédia do Gerês e do Barroso, a 1164m de altitude.

As Casas-Abrigo têm o conforto básico da vida moderna, embora especialmente pensados para quem gosta da vida simples da montanha e da natureza.

O que dizem sobre nós


Animais de estimação são bem-vindos

Abrigos de Pitões
Alojamento Local

Rua do Côto
5470-370 Pitões das Júnias
Portugal
960 383 179
[javascript protected email address]

Conteúdo da responsabilidade de Alexandra Maria dos Santos Canavial Veloso Ferreira

Essential SSL
Este site utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Privacidade.